zero resíduos

Inovar em Processos, Materiais e Formulações por uma economia mais circular.

No âmbito da meta “Zero Resíduos”, a Neutroplast, em parceria com o INEGI, apresenta uma proposta inovadora de criação de embalagens recicladas para a Indústria Farmacêutica. O projeto RREDUCE- Reuse and Recycling in an Integrated Circular Process visa a recuperação, reintegração e reciclagem contínua de matérias-primas secundárias (“resíduos industriais”), provenientes da produção de embalagens farmacêuticas, por extrusão e injeção-sopro.

icon

Reutilizar e reciclar os resíduos industriais plásticos num processo circular, nos setores farmacêutico, alimentar e/ou cosmético

icon

Implementar uma linha piloto de I&D para reduzir o consumo de recursos naturais (matérias-primas virgens)

icon

Promover sinergias industriais para criação de uma rede de partilha de resíduos, que permita o desenvolvimento de novos produtos

icon

Apostar em metodologias inovadoras que impulsionem a produção de novos materiais reciclados

Parceiros

neutroplast inegi

O projeto RREDUCE, em parceria com o INEGI, tem como objetivo a Recuperação, Reintegração e Reciclagem contínua de matérias-primas secundárias (“resíduos industriais”) visando atingir o conceito “resíduo zero”, já teve os seus primeiros resultados.

No seguimento dos trabalhos efetuados no primeiro ano de projeto, a Neutroplast é hoje uma indústria com resíduos zero. Hoje reintegramos mais de 90% dos nossos excedentes de produção, o que se traduz numa poupança importante de consumo de matérias primas virgens e redução de geração de resíduos. Além das atividades desenvolvidas para reintegrar as matérias primas secundarias nos seus processos produtivos, a Neutroplast está registrada na APA (Agência Portuguesa do Ambiente) como gestor de resíduos para dar continuidade à circularidade dos materiais. Este passo foi dado no âmbito dos objetivos de sinergias com outras empresas e da procura de novas linhas de negócios. Desde modo, os resíduos produzidos que não podem reintegrar os processos internos, são encaminhados para outras empresas e utilizados na produção de produtos de outra natureza, dando valor de matéria prima aos resíduos da Neutroplast.

Este é mais um passo firme no caminho para uma economia mais circular.

Cofinanciado por
PORTUGAL
COMP5050 (2020)
Despesas elegíveis totais: 1.044.104,99
Apoio Financeiro: 761.270,32
Medida: SI I&DT Empresarial - Copromoção
Duração: 01/07/2020 - 31/03/2023 (33 meses)