
Na indústria da embalagem, é cada vez mais necessário propor soluções inovadoras que correspondam às necessidades dos consumidores. A abordagem inteligente pode revolucionar e acrescentar valor aos produtos farmacêuticos e cosméticos. A embalagem inteligente permite ao consumidor aprender mais sobre um produto e como interagir com ele em segurança.
"Na indústria farmacêutica, as embalagens inteligentes podem fornecer informações importantes, e monitorizar as condições a que um produto foi exposto durante a sua viagem através da cadeia de abastecimento. Actualmente, quando uma remessa deixa a fábrica, com excepção da localização, não há uma visibilidade real do que lhe acontece no tempo que antecede a sua chegada ao ponto de entrega.
A incorporação de sensores impressos e antenas NFC nas embalagens facilita a monitorização das condições ambientais, tais como temperatura, choque e humidade em tempo real, para fornecer provas inequívocas de qualidade. Isto será de grande benefício para uma indústria onde os consumidores e as marcas enfrentam o risco de danos genuínos de produtos mal embalados, produtos expirados, e utilização inadequada.
Estes dados poderão ser partilhados com o médico do paciente, permitindo-lhes monitorizar os planos de tratamento e imprimir prescrições repetidas sem que o paciente tenha de as solicitar formalmente. Isto será particularmente importante para facilitar a mudança para o uso crescente de medicamentos personalizados e estratificados, cuja utilização envolve a decomposição de condições complexas em subtipos mais pequenos, com base especificamente nas suas causas subjacentes, e, em seguida, a focalização dessas causas a nível molecular com produtos biofarmacêuticos.
Ao contrário dos medicamentos de "tamanho único" actualmente utilizados, a dosagem e o tipo ou combinação de medicamentos de precisão necessários serão específicos para cada paciente ou subtipos, pelo que uma embalagem inteligente com a capacidade de fornecer aos pacientes toda a informação de que necessitam poderia reduzir as consultas cara-a-cara desnecessárias, proporcionando algum espaço de manobra para os profissionais de saúde já sobrecarregados, e reduzir os perigos envolvidos no uso indevido.
A adopção da tecnologia no mercado de massas só ocorrerá quando existir uma cadeia de produção rentável que permita a incorporação de electrónica imprimível por aproximadamente os mesmos custos de produção. O custo é uma questão particularmente proibitiva dentro do mercado comercial de medicamentos, onde as margens de lucro são frequentemente baixas. No passado, os fabricantes concentraram-se na criação das soluções de embalagem mais baratas e fáceis, de modo a poderem injectar o máximo de capital possível no desenvolvimento do produto. A embalagem inteligente requer uma abordagem diferente -desenvolver a embalagem como parte da concepção global do produto e não apenas como uma mera reflexão posterior, ou como resultado de conveniência ou necessidade.
Se quiser saber mais sobre este assunto, clique aqui.
Font: CPI, Matthew Herbert